Ícone do site Mundo Metal

Lançamento: Shaman – “Rescue” (2022)

“Rescue” é o quinto disco da banda de Power Metal, Shaman.

Resiliência

Substantivo feminino

No dia 8 de junho de 2019, Heavy Metal perdia um dos seus maiores protagonistas. André Matos, nosso querido maestro, nos deixava precocemente. Shaman havia retornado aos palcos com a formação original e esse baque fez com que todos imaginassem que seria o fim da banda. Jamais iríamos imaginar outro vocalista no lugar do nosso querido André.

DNA DO SHAMAN

Mas a resiliência é algo que sempre esteve presente no DNA do Shaman e por mais que estivéssemos devastados com o ocorrido, no fundo sabíamos que a banda seguiria em frente. Em setembro de 2019, houve o anúncio do talentoso Alírio Netto como novo vocalista e todos estavam aguardando um trabalho inédito desde então. Enfim, esse dia chegou! No último dia 15, a banda lançou o belíssimo “Rescue”, que possui 12 lindas canções, que abordam as diversas fases do luto e resiliência após perdas importantes.

Divulgação / Facebook / SHAMAN

Em primeiro lugar, o disco tem a belíssima intro instrumental “Tribute”, com todo um clima e atmosfera que te deixa ansioso para ouvir as próximas canções. Em seguida, “Time Is Running Out” chega quebrando toda a melancolia gerada pela faixa anterior. Não é uma canção rápida, mas também não é tão lenta. Ao propósito, na metade da faixa, a banda dá uma leve pisada no freio e entram em cena Luis Mariutti, com uma linda linha de baixo e Fabio Ribeiro com um solo de teclado que nos remete aos velhos tempos do Shaman. Contudo, o solo de guitarra do grande Hugo Mariutti também não deixa a desejar.

Que feeling!

Logo após, “The I Inside” possui uma introdução bem tribal, que logo dá lugar para um ritmo mais acelerado. O refrão é magnífico! O piano e o violino dão um clima especial a canção. O solo de guitarra é fantástico. Um Metal progressivo de primeiríssima qualidade.

Em contrapartida, “Don’t Let It Rain” é mais cadenciada, possui uma linda melodia e uma introdução marcante. Porém, a parte vocal continua impecável, o refrão é cativante e o solo de guitarra é bem melódico. A próxima faixa é a belíssima “Where Are You Now”, com uma introdução melancólica, de tocar a alma do ouvinte. Um solo de guitarra entra em cena, bem sutil e simples, mas com um feeling sobrenatural. Aliás, confesso que essa música foi a que mais me emocionou durante todo o disco. Ela começa bem lenta, no meio dá uma “animada” apesar de não ser uma música rápida. Parte vocal extraordinária. E mais uma vez, Hugo Mariutti nos brinda com um solo sensacional. E pra finalizar, ela traz de volta aquele clima melancólico do começo.

A próxima é “The Spirit” com sua linda introdução de piano, que logo abre espaço para a bateria de Ricardo Confessori com seu característico pedal duplo dando velocidade e cadência. Aqui, temos outro ótimo solo de teclado do mestre Fábio Ribeiro que abre caminho para o solo de guitarra. Lindíssimo!

Se Alírio Netto queria nos brindar com ótimas linhas de piano e introduções marcantes, com certeza ele conseguiu. “Gone Too Soon” é a sétima faixa desta obra e começa com um piano sutil, que abre espaço para a linda voz de Alirio Netto. Uma canção bem lenta, onde o piano aparece o tempo todo dando um clima especial a música. Gostei bastante do refrão, os solos de guitarra se encaixam perfeitamente a cada detalhe.

“The Boundaries Of Heaven”

A próxima maravilha é “The Boundaries Of Heaven”, que começa lenta mas logo abre as portas para o característico pedal duplo, uma música rápida, com uma bela melodia, vocal impecável e solos de rachar as costelas.

“Brand New Me” foi lançada como single em 2020. É a primeira música que a banda gravou após o falecimento do André. Nela podemos sentir o DNA do Shaman. A intro me remeteu a clássica “For Tomorrow”, apesar de ser bem diferente. Os violões e o teclado dão todo um tempero especial à canção.

Com um piano sutil, que logo dá espaço para a bateria, “What If “ entra em cena. Ela é bastante cadenciada apesar de ter algumas partes onde se torna um pouco mais rápida.

Reprodução / Facebook / SHAMAN

E mais uma vez, o clima e a atmosfera criada são de dispensar comentários.

“The Final Rescue”, o Outro desta belíssima obra de arte, onde Fábio Ribeiro e Marcus Viana encerram com chave de ouro.

Enfim, a última é a faixa bônus “Resilience”, que fala justamente sobre resiliência e a importância de seguir em frente, apesar das adversidades da vida. A canção, pra mim, é a mais triste do álbum. Teve um trecho que mexeu bastante comigo:

“Eu sou mais do que apenas minhas cicatrizes, sem dúvida
Estou mais forte agora
Como a Lua novamente a noite
Outra luta, outra vida”

Que letra, amigos. Forte!

Caros leitores. Confesso à vocês que não estou surpreso. Todos os músicos são de outro planeta. Quando anunciaram o Alírio Netto, eu sabia que o próximo trabalho seria algo impecável.

Meus mais sinceros agradecimentos à todos os envolvidos nesse registro: Alírio Netto, Ricardo Confessori, Hugo Mariutti, Luis Mariutti, Fábio Ribeiro, Marcus Viana e o grande produtor Sascha Paeth, por essa incrível obra.

Esse disco já nasceu clássico!

O nosso saudoso maestro André Matos com certeza está MUITO feliz e orgulhoso com o resultado desse trabalho. Esperamos muitos anos por um álbum de inéditas e vocês nos presentearam em grande estilo.

Nós fãs, e o Heavy Metal, agradecemos.

Portanto, Shaman foi resgatado!

Nota 10,0

Integrantes:

Participação especial:

Faixas:

Redigido por: Israel Castro

Quem é Mundo Metal?

Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.

Sair da versão mobile