Ícone do site Mundo Metal

Exkil

Photo: Léo Benaci (@leobenacifoto)

Histórico

Exkil é uma banda de Thrash Metal formada em 2021 em Piracicaba/SP. Com influência do Thrash tradicional e atitude contemporânea, a banda entrega um som direto, energético e com letras que abordam dilemas sociais, angústias humanas e críticas às estruturas opressoras.

A Exkil conta com um EP chamado “Between Death And Chaos” lançado em 2022. O EP traz 4 músicas que refletem sobre problemas corriqueiros da sociedade, angústias assim como protestos líricos elaborados de maneira inteligente e não caricata.

Para 2025, a banda apresentará o álbum “Violence Preavils”, com 11 composições. O disco chegará às lojas e plataformas de streaming no próximo dia 4 de julho, de forma independente.

Photo: Piracicaba Tattoo Fest

Os singles para as faixas “Violence Prevails”, “Titans Rising” (com participação especial do vocalista Marcello Pompeu, Korzus) e “Reckoning”, são uma prévia do alto potencial do quarteto.

Profissionalismo!

Apesar de muito recente, o Exkil tem trabalhado bastante e feito diversos shows. Com passagens em cidades do interior paulista como Piracicaba, Americana, Limeira, Sorocaba, Indaiatuba, Rio Claro, Avaré e Itaí, o grupo participou de diversos festivais e, portanto, tem expandido consideravelmente sua área de atuação.

Com os dois pés fincados no profissionalismo, a banda avança com novidades até então pouco exploradas por artistas do underground. Eles mantém seus setlists e participações em eventos atualizados no site setlist.fm, para que os fãs e contratantes possam acompanhar a rotina de shows, com informações detalhadas sobre os últimos eventos ao qual participaram.

O atual setlist conta com faixas do EP “Between Death And Chaos” e também músicas do já aguardado disco de estreia, “Violence Prevails”. Veja:

Exkil é formada por:

Videoclipes

No Time

O primeiro videoclipe oficial da banda foi “No Time”, lançado no dia 16 de Junho de 2023. Gravado em Piracicaba, no Casarão Music Studio, o clipe foi pensado para ter uma estética agressiva que fosse condizente com a atmosfera da música.

Através de takes rápidos assim como frenéticos, o clipe busca retratar a essência da ansiedade e depressão que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Assista:

Violence Prevails

O trabalho que abriu o ano de 2025 é o vídeo de “Violence Prevails”. Gravado em Piracicaba pelas lentes de Léo Benaci.

O clipe segue a temática das fake news que a letra da música explora e, sendo assim, traz elementos de notícias e devastação, que são amplificados pela atuação primorosa de Luiz Cunha. Assista:

Titans Rising

“Titans Rising” conta com a participação especial de Marcello Pompeu (Korzus). Dessa forma, a faixa não poderia deixar de receber um videoclipe condizente e apresenta o processo de gravação da faixa com cenas registradas no estúdio.

Musicalmente, é uma canção mais cadenciada, mas muito trabalhada e técnica. As performances individuais se destacam e aqui o ouvinte se depara com uma banda que está inegavelmente voando em termos de entrosamento. Assista:

Reckoning

“Reckoning” é o terceiro single da Exkil em 2025 e marca mais um passo firme da banda na construção de sua identidade sonora: riffs cortantes, velocidade e intensidade do começo ao fim.

Gravado no Oficina Bar, em Piracicaba, o videoclipe teve produção 100% independente — da captação à edição, tudo foi feito pelo próprio guitarrista Gabriel Bunho. A estética crua e sombria certamente combina com o peso da faixa, que narra o conflito interno de um agente secreto prestes a encarar seu acerto de contas.

Uma faixa rápida, direta e cheia de tensão, com uma bateria poderosa assim como uma execução afiada que mostra a banda em sua forma mais agressiva e precisa. Assista:

Acesse as redes sociais do Exkil

Facebook
Instagram
Youtube
Tiktok
Flickr
Bandcamp
Soundcloud

Ouça Exkil no Spotify

Sair da versão mobile