A mais nova promessa do Thrash Metal brasileiro atende pelo nome Exkil. O quarteto paulista original de Piracicaba chamou atenção com o EP “Between Death And Chaos” (2022) e promete se consolidar na cena com o lançamento de seu primeiro full-lenght intitulado “Violence Prevails”.
O álbum tem previsão de lançamento para o próximo dia 6 de junho e deverá chegar às lojas e plataformas de streaming de forma independente. Dessa forma, o disco foi gravado no Casarão Music Studio, com produção de Franco Torrezan e terá uma participação especialíssima de Marcello Pompeu (Korzus) em uma das faixas.
A arte da capa é um trabalho artístico de Douglas Alves e, finalmente, pode ser conferida abaixo juntamente do tracklist:
- Oblivion
- Drive You Nuts
- Violence Prevails
- Titans Rising (ft. Marcello Pompeu)
- Blood Fueled Desires
- Intoxicate
- Nothing Shall Remain
- For the Frightened
- Mistreat
- Reckoning
- Lies.
Thrash contra as fake news
A sonoridade do quarteto é uma mistura muito bem feita entre o Thrash da velha escola e elementos de nomes mais atuais da nova geração. No single “Violence Prevail”, nos deparamos com um instrumental técnico e criativo, mas que não abandona em momento algum itens primordiais como velocidade, agressividade e visceralidade.
A produção é muito boa e ressalta as performances de todos os integrantes, de modo que os destaques individuais vão para a dupla de guitarristas formada por Daniel Ferrante e Gabriel Bunho. A letra é uma crítica bastante pertinente sobre as fake news que certamente infestam as redes sociais e programas jornalísticos.
Sobre a composição, o guitarrista Gabriel Bunho disse o seguinte:
“A ‘Violence Prevails’ é uma musica antiga nossa que foi composta junto das outras que integraram nosso EP de 2022. Ela acabou não entrando por questão de escolha mesmo, então ficou guardada pra esse próximo álbum.
A gente toca ela ao vivo desde o começo e a música fala sobre as fake news. A composição da letra foi feita pelo Daniel (vocalista e guitarrista). Foi em um momento que ele estava vendo umas noticias e acabou descobrindo que eram falsas. Isso refletiu na letra, que fala de um grande fluxo de informações. Criar uma historia hoje em dia é algo muito fácil e para disseminar é mais fácil ainda. É como se a mentira fosse um motor nesse cenário, todos os dias vai ter alguém criando fake News e todos os dias vai ter alguém acreditando nelas. E esse é um ciclo difícil de quebrar.”
Assista agora mesmo ao videoclipe produzido e editado por Léo Benaci da faixa “Violence Prevails”:
O Exkil é formado por:
- Evandro Tapia (baixo)
- Daniel Ferrante (guitarra e vocal)
- Evandro Kandalaft (bateria)
- Gabriel Bunho (guitarra)