Ícone do site Mundo Metal

Crimson Glory: “Está três quartos do caminho concluído”, diz o guitarrista Ben Jackson sobre o lançamento do novo disco

Crimson Glory/YouTube

O Crimson Glory é uma banda bastante cultuada dentro do cenário da música pesada. E, com toda a certeza, os fãs aguardam por um novo trabalho da banda. Principalmente, por conta do atual momento de um Heavy Metal revigorado como um todo. Entretanto, já são mais de 25 anos de espera e nada… Mas, novidades sempre surgem!

Em entrevista para Mark Kadzielawa, do 69 Faces of Rock, o guitarrista Ben Jackson e o vocalista Travis Wills confirmaram que a banda de Prog Metal reativada está trabalhando em seu primeiro álbum completo em mais de 25 anos. Juntando-se a Ben e Travis na nova formação do Crimson Glory estão o baixista Jeff Lords e o baterista Dana Burnell. Além disso, a banda conta com o também guitarrista Mark “Borgy” Borgmeyer, do The Lost Boys.

Ben foi perguntado sobre o andamento das sessões de composição e gravação do novo disco do Crimson Glory. O guitarrista revelou o seguinte:

“Provavelmente está três quartos do caminho concluído. Acho que estamos nos últimos meses de trabalho.”

Ben também falou a respeito da direção musical e lírica do novo material. O guitarrista disse:

“Não é um álbum conceitual, mas tem muitas músicas muito legais, todas com temas interessantes. O estilo realmente remete ao som dos dois primeiros álbuns [o LP homônimo de 1986 e ‘Transcendence’ de 1988] em muitos aspectos. Acho que o Travis, embora tenha sua própria voz e timbre únicos, tem a capacidade de soar como o [vocalista original do Crimson Glory] Midnight aqui e ali também, e canalizar um pouco dessa vibe, essa vibe do Midnight, o que é ótimo, de uma forma que acho que os fãs vão adorar. E tudo o que posso dizer é que as músicas são semelhantes às dos dois primeiros álbuns. Na minha opinião, é até um pouco mais progressivo do que os dois primeiros álbuns, este novo álbum, até um pouco mais moderno, um pouco mais progressivo.”

Travis também acrescentou:

“É. Bem, eu diria que sim. Jeff fez quase todas as composições das músicas. E então eu compus as melodias. E às vezes Jeff dizia, tipo, ‘É, estou comprometido com essa parte. Cante assim’. E eu respondia, tipo, ‘Ok’, o que está ótimo para mim.

Sobre o tempo que a banda levou para compor o material para o próximo álbum, Ben disse:

“Algumas das ideias para algumas das músicas deste álbum datam de alguns anos, quando Jeff estava trabalhando nelas — ‘Armor Against Fate’ e ‘Indelible Ashes’, essas músicas já têm alguns anos. Muitas delas são músicas que Jeff e Travis meio que elaboraram no último semestre. Algumas delas, eles simplesmente entraram no ritmo de compositores e meio que produziram um monte de músicas. Tudo é material bem novo, tudo escrito nos últimos dois anos.”

Ben também falou sobre a imagem do Crimson Glory, referindo-se ao fato de que o grupo começou usando máscaras prateadas metálicas que cobriam todo o rosto, antes de atenuar para máscaras menores que cobriam metade do rosto. O guitarrista disse:

“Ainda é apenas um visual dinâmico. Gostamos de nos vestir de acordo. Não gostamos de parecer apenas pessoas comuns. Experimentamos algumas máscaras modernas [em 2024] quando lançamos o novo visual da banda, mas acho que já estamos caminhando para um visual sem máscara. Estamos nos preparando para agendar novos ensaios fotográficos. Mostramos aos fãs que podemos fazer diferentes variações das máscaras, sejam elas de rosto inteiro, meio rosto, essas modernas e futuristas com as quais trabalhamos, mas podemos usá-las ou não. Elas não são tão necessárias para nós.”

Contudo, a nova formação do Crimson Glory fez sua estreia ao vivo em 5 de outubro de 2024 no festival Keep It True Rising IV, no Posthalle, em Würzburg, Alemanha.

Sair da versão mobile