Ícone do site Mundo Metal

Como surgiu o épico instrumental “La Villa Strangiato” do Rush? “Uma trilha sonora para os sonhos de uma pessoa insana!”

Como surgiu o épico instrumental "La Villa Strangiato" do Rush? "Uma trilha sonora para os sonhos de uma pessoa insana!"

Photo: Rich Fury / Invision / AP Shutterstock

“La Villa Strangiato” é uma das peças mais poderosas do Rush. A canção faz parte do álbum “Hemispheres”, de 1978. Mas você sabe como surgiu esse épico instrumental de pouco menos de dez minutos?
E se eu te disser que tudo começou com um sonho? Vamos entender isso agora mesmo!

Durante uma entrevista para a Guitar World, o guitarrista Alex Lifeson, contou como “La Villa Strangiato” surgiu:

“Sempre fui um sonhador vívido e costumava compartilhar meus sonhos com os caras, o que eu conseguia lembrar no dia seguinte. Era uma brincadeira constante. Quando conversamos sobre fazer a música, e fazê-la em seções baseadas em todos esses sonhos, acho que foi o Neil quem sugeriu que as separássemos e demos a elas o nome desses sonhos. Era mais uma brincadeira do que qualquer outra coisa.”

O vocalista Geddy Lee comentou em uma entrevista à Prog em 2018:

“Lembro que escrevê-la foi muito divertido, porque a inspiração veio, claro, desses sonhos malucos que o Alex costumava nos impor todas as manhãs no café da manhã. Ele começava: ‘Você nunca vai adivinhar o que eu sonhei ontem à noite…’ e os gemidos começavam! Mas foi um exercício visual e musical muito divertido, construir uma trilha sonora para os sonhos de uma pessoa insana!”

Sobre se a canção foi gravada em uma única tomada ou não, Geddy Lee disse que definitivamente foi em mais de uma tomada:

“Dividimos em quatro, focamos nelas e então usamos a boa e velha mágica da fita de edição para juntá-las em uma peça coesa. Aqueles eram os dias antes das faixas de clique e daquela atitude digital e metronômica em relação à composição musical. Então, tudo dependia muito de como você se sentia no momento. Às vezes, você se empolgava e acelerava, e às vezes era assim que deveria ser. É por isso que parece tão ao vivo.”

Sair da versão mobile