Ícone do site Mundo Metal

Clássico absoluto, “Wind Of Change” do Scorpions atinge a marca de um bilhão de visualizações.

SCORPIONS / KLAUS MEINE / Reprodução / Acervo

Em 06 de novembro de 1990, os alemães do Scorpions lançaram “Crazy World”, décimo primeiro trabalho de sua longa discografia.

Contendo onze faixas inéditas, o álbum deu sequência a boa fase do quinteto que já havia colhido bons frutos com “Savage Amusement”, disco anterior lançado em abril de 1988, atingindo a 5a posição da Billboard americana.

Seguindo os passos de seu antecessor, “Crazy World” seria apenas mais um trabalho de sucesso na discografia do grupo, não fosse uma canção em especial, “Wind Of Change”.

Composta e escrita pelo vocalista Klaus Meine, após uma visita do quinteto a União Soviética, a música foi lançada em 21 de janeiro de 1991 como o terceiro single do álbum, ultrapassando a marca de 15 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, elevando o nome da banda, alavancando as vendagens do disco na Alemanha (e toda Europa), alcançando a 4a posição da Billboard, nos Estados Unidos da América e a 2a posição no Reino Unido.

A canção transformou-se numa espécie de trilha sonora para a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989, após 28 anos de existência, abrindo largos caminhos para a unificação da duas Alemanha (Oriental e Ocidental), colocando um ponto final na Guerra Fria, consolidado no final de 1991 com o fim da URSS (União das Repúblicas Socialista Soviéticas).

“Wind Of Change”, que em português significa “Vento da Mudança”, traz em sua letra um clamor por mudanças breves em um mundo dividido, onde a ignorância em forma de governo transformou cidadãos inocentes em vítimas.

SCORPIONS / Reprodução / Facebook

Inicialmente, a música era apenas “mais uma” dentre as 11 faixas do disco. Porém, após seu lançamento oficial, o grupo viu a canção decolar nas paradas de sucessos de seu país, atravessar fronteiras e invadir países como Austrália, Áustria, França, Holanda, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça, dentre outros.

Apesar do sucesso mundial, “Wind Of Change”, apresenta alguns fatos envolvendo sua criação.

“Ele teve aquela ideia na cabeça, dentro do ônibus e no dia seguinte a música já estava praticamente pronta”.

“Para o público americano a canção não iria funcionar”.

“O mundo está se fechando / você já pensou /que poderíamos ser tão próximos / como irmãos?”.

10.A verdade é que o grupo sempre esteve ligado às causas nobres, eventos beneficentes e movimentos onde mensagens de “paz ao mundo” fossem o foco.

SCORPIONS / Reprodução / Acervo

Em 1989, o grupo se apresentou no “Moscow Music Peace Festival”, evento que promoveu a paz no mundo, visando estabelecer a cooperação de países na luta contra as drogas no leste da Europa.

Realizado no Lenin Stadium para um público estimado em mais de 300 mil pessoas, o evento contou ainda com as bandas Bon Jovi, Skid Row, Motley Crue, Cinderella, Brigada-S, Gorky Park e Ozzy Osbourne. O encerramento do evento ficou por conta dos alemães.

Em uma entrevista ao New Music Express, o vocalista Klaus Meine falou sobre a apresentação no Moscow Peace Festival:

“Todo mundo estava lá. O Exército Vermelho, jornalistas, músicos da Alemanha, da América, da Rússia, o mundo inteiro em um único barco. Foi como uma visão, todo mundo estava falando a mesma língua e foi uma vibração muito positiva. Aquela noite foi a inspiração básica para “Wind Of Change”.

Moscow Peace Festival

Em uma, das inúmeras entrevistas falando sobre a canção, Meine disse:

“Acho que abrimos uma porta por ser uma das primeiras bandas de rock ocidental a fazer um grande show na União Soviética. Então, quando tocamos em Moscou no ano seguinte com Ozzy Osbourne e todas essas bandas americanas, as pessoas sabiam quem éramos. Houve muitos momentos emocionantes em Moscou. Eu acho que poderia ter sido Bon Jovi ou Motley Crue, qualquer um desses caras que foram para casa inspirados pelo que viram, mas para nós foi tipo: É! Nós abalamos a União Soviética, caras! Para nós, talvez fosse diferente, vimos muitas mudanças de leningrados em 88 a Moscou em 89. essa foi a inspiração para ‘Wind Of Change’.”

Em agosto de 1990, a banda foi convidada por Roger Waters (ex-Pink Floyd) para participar de uma performance de “The Wall” no local onde ficava o Muro de Berlim.

Em entrevista ao jornalista Martin Popoff, o guitarrista Matthias Jabs disse:

“Nós aceitamos e foi uma grande ideia. Nunca tocamos no palco de outra pessoa e foi empolgante, porque nunca tivemos a chance de tocar na parte leste de Berlim. Era bem na parte que chamavam de ‘zona da morte’, onde não ficava ninguém. E bem ali, colocaram um dos maiores palcos da história do Rock”.

O videoclipe:

MOSCOW PEACE FESTIVAL / Acervo

“Quando você olha daqui de cima, você percebe que nosso mundo é um lugar lindo e precisamos cuidar dele”.

Algumas observações acerca do single e da banda:

Redigido por: Geovani “Sigue Sigue Sputnik” Vieira

Sair da versão mobile